O 34° Sonho de Natal Canela, que ocorreu de 22 de outubro de 2021 até 9 de janeiro de 2022, ficou marcado pela solidariedade. Em tempos de pandemia, a Secretaria de Turismo e Cultura de Canela buscou engajamento em diversas ações sociais. Além de oferecer 370 espetáculos totalmente gratuitos, o evento propôs iniciativas para arrecadação de alimentos e donativos para famílias mais necessitadas.

Para os espetáculos no Teatro Municipal, a organização solicitou a doação de um quilo de alimento. Ao longo do evento, foram arrecadados 1.589 quilos de alimentos não-perecíveis, 147 caixas de leite e 17 latas de azeite. Os donativos foram repassados para a Secretaria de Assistência Social, que fez a destinação para famílias carentes. Outra ação que angariou aproximadamente uma tonelada de alimentos foi a campanha para adoção de cartinhas escritas ao Papai Noel e depositadas na caixa de correio do Escritório da Fábrica de Sonhos, que foi instalado no Teatrão. Em parceria com o Corpo de Bombeiros, Brigada Militar e Polícia Civil, foram distribuídas cestas básicas, material escolar e brinquedos em diversos bairros de Canela na véspera do Natal.

Na programação paralela, o caráter social também foi um dos focos do 1° Festival de Gastronomia & Vinhos, que ocorreu na praça João Corrêa. Com o cashback solidário, a Blue Show e a Abrasel Hortênsias, responsáveis pelo festival gastronômico, arrecadaram aproximadamente oito toneladas de alimentos, que serão repassados para entidades locais e o Hospital de Canela.

Outra iniciativa que contou com o apoio do 34° Sonho de Natal foi o Natal do Bem. Canela foi a cidade sede da campanha, que é desenvolvida pelo Grupo RBS em parceria com o Banco de Alimentos. Em 2021, o Natal do Bem bateu recorde de arrecadação com mais de 811 toneladas de alimentos.

Foto – Cleiton Thiele