Uma notícia que irá beneficiar a comunidade e visitantes em Gramado foi anunciada na tarde desta quarta-feira (23), durante o Concerto de Inverno, idealizado pela Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria de Turismo.

WiFi gratuito em toda a extensão da Rua Coberta! O Diretor de Relações Institucionais da OI, Gabriel Campos, informou que as antenas começarão a ser instaladas para o 42° Festival de Cinema e ficarão de forma permanente após o encerramento do evento.

Para enaltecer o momento, o anúncio foi realizado durante a apresentação da Orquestra Experimental da Universidade de São Carlos – SP, que está inserida no Programa de Educação Musical do Departamento de Artes e Comunicação (DAC) da UFSCAR e atua no estímulo ao desenvolvimento da cultura musical por meio da prática de conjunto e do domínio de instrumentos. O repertório contou com músicas brasileiras de diversos estilos, sob a regência Ilza Leme Joly.

“Um momento ímpar para Gramado, um benefício para nossa comunidade e também para os nossos visitantes, que poderão usufruir deste sinal de internet gratuito”, destacou o Prefeito de Gramado, Nestor Tissot.

A Secretária de Turismo, Rosa Helena Volk, que vinha trabalhando junto à OI há alguns meses para viabilizar este avanço no município, comentou sobre a parceria com a empresa. “A OI é uma das grandes parceiras de Gramado. Tanto nós da Administração, quanto a OI, sabemos o quanto será importante este sinal gratuito para o desenvolvimento turístico de nossa cidade, que é um dos destinos mais procurados e desejados do Brasil”, finalizou.

Sobre a Orquestra Experimental da Universidade de São Carlos

Como o próprio nome diz, ela é um laboratório, um espaço para o estudo das variações e das notas musicais e faz uso de instrumentos como violas, violoncelos, contrabaixo acústico e elétrico, trompetes, trombones, trompas, flautas transversais, clarinetes, saxofones, flautas doces, xilofones, glockenspiel, vibrafones, teclado, bateria e percussão.

Este ano a Orquestra foi um dos grupos selecionados para representar o Brasil na 31ª conferência da sociedade internacional de educação musical (ISME) que acontece até este dia 25 de julho, em Porto Alegre. Este evento é realizado a cada dois anos em um país diferente.

A Orquestra tem coordenação e regência da professora Maria Carolina Joly. O grupo é composto por 100 integrantes, entre músicos amadores e profissionais e já tocou ao lado de inúmeros artistas consagrados, como Dominguinhos, Mozart Terra, Paulo Moura, José Miguel Wisnik e Ivan Vilela, divulgando sua música em diversas cidades brasileiras.

 

Fotos: Carla Wendt

As autoridades na foto:

Vice-Prefeito, Luia Barbacovi, Secretária Rosa Helena Volk, Gabriel Campos e o Prefeito de Gramado, Nestor Tissot