Ao longo de 81 dias, o 33º Natal Luz de Gramado realizou, de 25 de outubro de 2018 a 13 de janeiro deste ano, mais uma edição do maior evento natalino do Brasil. E nesta quarta-feira, 05 de fevereiro, a Gramadotur, autarquia municipal responsável pelo evento, apresentou os resultados oficiais da edição realizada em coletiva de imprensa no Daara Hotel.

O Natal luz 2018 obteve resultado positivo de quase R$ 8 milhões. Foram contabilizados R$ 33.488.904,79 de receitas e R$ 25.530.537,28 em despesas. Os recursos serão investidos na manutenção da Gramadotur, além de ampliar e qualificar os primeiros eventos de 2019 como a Páscoa em Gramado e a Festa da Colônia. A diretoria também ressalta o movimento na economia local, investimentos sociais e pesquisa da Universidade de Caxias do Sul – UCS. “Fizemos um excelente trabalho com um resultado muito positivo para a Gramadotur e para o Município”, destacou o presidente da Gramadotur, Edson Néspolo.

Durante a entrevista coletiva, a diretoria fez questão de destacar os avanços ocorridos na área econômica e social, como por exemplo, a valorização dos artesãos gramadenses na Vila de Natal; o investimento no Programa de Artes Pedro Henrique Benetti, e o aproveitamento de novos talentos no Natal Luz, incentivando assim, a cultura local. Também foi destacada a manutenção da Orquestra Sinfônica de Gramado pela Gramadotur e a participação dos músicos em diversas apresentações, abrilhantando o Natal Luz. Cabe ressaltar ainda a contrapartida social do evento. Foram concedidos 6.800 ingressos em troca de alimentos, material escolar, brinquedos e produtos de limpeza para pessoas de Gramado, e intermediado pela Secretaria de Cidadania e Assistência Social. Além disso, os serviços de alimentação dos espetáculos ficaram sob a responsabilidade dos clubes de serviço de Gramado. Rotary, Lions e Orbis destinaram com o resultado obtido R$ 85 mil para o MOCOVI – Movimento Comunitário de Combate a Violência. O Orbis Clube também repassou R$ 5 mil para a Força Tarefa que atua com socorristas na Região.

PESQUISA

Durante o encontro com a imprensa, a Gramadotur apresentou uma pesquisa feita pela UCS (Universidade de Caxias do Sul). Os principais dados da Pesquisa, avaliados no Natal Luz foram organização e limpeza, com 95,8% de positivo pelos entrevistados. A diversidade de opções disponíveis no Natal Luz mereceu 89,7% de positivo, e disponibilidade e acesso a informações do evento, foi elogiado por 82,8% dos entrevistados. A qualidade geral dos eventos foi muito valorizada pelos entrevistados. Foram medidos, igualmente, os espetáculos pagos, que tiveram a seguinte avaliação:

· Reencontros de Natal, 89,13% de positivo.

· Grande Desfile de Natal, 92% de positivo.

· Natal Pelo Mundo 92,54%, de positivo.

· Já a decoração da cidade mereceu 96% de respostas positivas.

Visitantes questionados como se sentem em Gramado as respostas satisfatórias tiveram um índice muito alto de aprovação: 98% dos turistas disseram sim.

Natal Luz 2019/2020

A 34ª edição do evento terá abertura em 24 de outubro e término em 12 de janeiro de 2020.

O Presidente Edson Néspolo confirmou ainda que a gramadense Cláudia Casagrande estará novamente como Diretora de Decoração do evento. O Diretor Artístico deve ser anunciado ainda neste mês de fevereiro.

O Natal Luz é uma promoção da Prefeitura de Gramado e realização da Autarquia Municipal Gramadotur. A direção artística da 33ª edição foi de Edson Erdmann. O Natal Luz tem a apresentação do Bradesco com patrocínio da Stemac Grupos Geradores, Laghetto Hotéis, Snowland e Gramado Termas Resort. O copatrocínio é da Liquigás e da Companhia Riograndense de Saneamento – Corsan. O apoio especial é da Gramado Parks e ENIT – Agência Nacional de Turismo da Itália. O Natal Luz de Gramado conta com o apoio da Casa Leopoldo, Bouquet Garni, UCS – Universidade de Caxias do Sul, Stella Ideias Luminosas, RGE – Rio Grande Energia, Dream Land Museu de Cera, Café 3 Corações, Chocolate Lugano, Coca Cola, G2 NET Sul, Vinícola Miolo, Balas Florestal, Melnick Even, Jasmin e Rádio Antena 1. A Vento Sul Turismo é a Agência Oficial do Natal Luz de Gramado.

Crédito: Cleiton Thiele