A inovação e a tradição estiveram reunidas na sessão solene da Câmara de Vereadores de Gramado desta terça-feira, dia 21. Os vereadores realizaram a entrega de duas Moções de Aplausos em uma noite festiva e marcada por muita alegria e descontração. Na ocasião, foram homenageados o evento Gramado Summit, em uma proposição do vereador Celso Fioreze (PSDB), e os 270 anos do povoamento açoriano no Rio Grande do Sul, proposta pelo vereador Roberto Cavallin (Progressistas).
Em seu pronunciamento, o empresário Marcus Rossi destacou o empreendedorismo que Gramado leva em seu DNA e citou a história de sua mãe, Marta Rossi, como um exemplo a ser seguido. “Diga para um gramadense que não é possível, vocês verão em menos de um ano algo gigante”, declarou o idealizador da Summit, ressaltando, também, o trabalho e dedicação de sua equipe. “Gramado vai se tornar a próxima capital de inovação no mundo”, projetou.
Ângela Saionara de Oliveira fez o uso da palavra em tribuna representando a homenagem ao povoamento açoriano. Ela falou do orgulho em celebrar suas raízes e agradeceu o reconhecimento, destacando, também, o trabalho da historiadora Marília Daros. “Deixou um legado muito grande, sempre disse para nosso povo encher o peito e dizer que somos descendentes de português. Essa homenagem é para nós motivo de orgulho. Estamos muito felizes, esse momento nos enche de autoestima”, disse, emocionada. No final da cerimônia, a comunidade portuguesa em Gramado ofereceu um coquetel aos convidados com comidas típicas.

Foto: Letícia de Lima/Câmara de Gramado