Na tarde desta segunda-feira, 21, o prefeito Fedoca Bertolucci (PDT), a secretária da Educação, Gilça Silva, e o presidente da Câmara de Vereadores de Gramado, Rafael Ronsoni, realizaram visitas às obras em andamento nas escolas do Município.

Iniciando pelo Bairro Planalto, a primeira vistoria foi realizada na antiga escola de educação infantil 25 de Julho, que, a partir da reinauguração, passará a se chamar Emei Tia Alice. No local, fechado desde o final de 2016, foi realizada reforma e adequação de alguns espaços para atender crianças de zero a três anos e onze meses. A partir de março o prédio, que foi alugado pela Prefeitura, estará em funcionamento, gerando vaga para 80 crianças.

Seguindo, no Bairro Casagrande, visitaram a Escola Municipal de Ensino Fundamental Henrique Bertolucci Sobrinho, que está passando por uma ampliação, que trará mais 46 vagas, visando reduzir o deficit da educação infantil. O novo espaço entra em atividade junto do início do ano letivo.

Outro ambiente que está trazendo muita expectativa da comunidade, a creche do Bairro Piratini, também foi vistoriado. A obra, que estava parada desde 2014, foi retomada e tem prazo de término de 150 dias. A nova escola tem espaço para 80 crianças, que serão transferidas da atual Emei Julita Tisott I. “A educação infantil, nela incluída as creches, constitui preocupação constante do nosso governo. O encaminhamento para o final destas obras vistoriadas ensejará oportunidade para muitas famílias”, destacou o prefeito Fedoca.

Ainda no Piratini, as autoridades passaram pelo novo auditório da Escola Senador Salgado Filho, que, além de ter capacidade para 450 pessoas, terá seu segundo andar utilizado para Oficinas de Turno Integral.

A última parada foi o Colégio Santos Dumont, onde crianças a partir de 4 anos permanecerão meio turno. A adequação ficou pronta inicio deste ano, para receber mais 80 crianças da Educação Infantil através de Gestão Compartilhada. Neste caso, as salas que serão utilizadas fazem parte de Termo de Cooperação entre o Estado e o Município.

Todas as instalações estão recebendo mobiliários novos visando trazer mais conforto aos pequenos, e, segundo a secretária, mais mudanças estão previstas para o decorrer do ano.

Crédito: Milena Dallarosa