A Secretaria de Saúde de Gramado está realizando a atualização de todas as carteiras do SUS – Sistema Único de Saúde, dos munícipes gramadenses, a fim de prestar um melhor serviço para a comunidade. A ação busca coibir a confecção de carteiras do SUS para pessoas que, porventura, não residam em Gramado.

No primeiro mês de atualização, em junho, foi percebida uma economia de, aproximadamente, R$ 80 mil para os cofres públicos. Nesta primeira etapa houve um controle maior para exames e cirurgias realizadas no hospital (que recebem complemento da Administração Pública). Em uma segunda etapa, no mês de julho, iniciou um controle geral de todos os procedimentos da Secretaria de Saúde.

“Esta ação está sendo fundamental para termos um controle maior sobre todos os cartões do SUS confeccionados em nossa cidade. A intenção é que cada munícipe obtenha sua carteira do SUS na cidade onde reside, tornando os serviços mais ágeis e organizados”, destaca o Secretário de Saúde, Jeferson Moschen.

Conforme determinação do Ministério da Saúde, a base de dados para o Cartão SUS é o CPF (Cadastro de Pessoa Física). Para atualização do Cartão do SUS são exigidas cópias da Identidade, CFF e comprovante de residência em nome do beneficiário. Os dados serão conferidos no momento da marcação de procedimentos ligados ao Centro Municipal de Saúde e UBS – Unidades Básicas de Saúde, nos bairros. Os cartões SUS, por exigência do DATA SUS deverão ter no mínimo 80% dos dados cadastrais preenchidos para os prestadores não perderem os atendimentos.

Se os dados tiverem atualizados os procedimentos seguem normalmente. Caso haja necessidade de conferência, ou até mesmo confecção de cartão do SUS, os documentos são recolhidos e analisados para posterior entrega dos cartões nas unidades de saúde. A projeção é de que até o final do ano todos os cartões estejam atualizados, segundo Volnei Desian, Secretário Adjunto de Saúde.

 

OBS.: Visto que a base para a confecção do cartão do SUS é o CPF, para os casos de recém-nascidos, orienta-se que tão logo tenha certidão de nascimento, seja confeccionado também o CPF da criança. Lembrando que para confeccionar o CPF basta ir na agência dos Correios.